A Borland Graphics Interface (BGI) é uma biblioteca para utilização de elementos gráficos no Dev-C++. Apesar de ser bem antiga a BGI ainda é muito utilizada em cursos de programação para introduzir conceitos sobre interfaces gráficas.
Neste post mostrarei como configurar o Dev-C++ para trabalhar com esta biblioteca e um exemplo do que pode ser realizado com ela.
Neste post mostrarei como configurar o Dev-C++ para trabalhar com esta biblioteca e um exemplo do que pode ser realizado com ela.
Para instalação da biblioteca são necessários os seguintes arquivos: graphics.h e libbgi.a
Colocamos os arquivos graphics.h e libbgi.a, nas pastas Dev-Cpp\include e Dev-Cpp\lib respectivamente.
Para trabalhar com a biblioteca gráfica será necessário utilizar projetos, pois é através deles que poderemos informar ao Dev-C++ os parâmetros necessários para carregar a BGI. Para criarmos um novo projeto, acessamos o menu File > new Project.
Com o projeto criado, configuramos os parâmetros necessários. Para isso clicamos com o botão direito do mouse no projeto, selecionamos a opção Project Options e na aba Parameters adicionamos os parâmetros conforme a figura a seguir.
Para trabalhar com a biblioteca gráfica será necessário utilizar projetos, pois é através deles que poderemos informar ao Dev-C++ os parâmetros necessários para carregar a BGI. Para criarmos um novo projeto, acessamos o menu File > new Project.
Com o projeto criado, configuramos os parâmetros necessários. Para isso clicamos com o botão direito do mouse no projeto, selecionamos a opção Project Options e na aba Parameters adicionamos os parâmetros conforme a figura a seguir.
Feito isso o ambiente estará configurado e já podemos testá-lo. Criamos um novo arquivo no projeto, menu File > New > Source File e entramos com o seguinte código:
#include#include main() { // Inicia a janela, definindo seu tamanho e título initwindow(800, 600, "Primeiro Programa Gráfico"); // Desenha uma linha line(100, 100, 200, 200); // Desenha um circulo circle(150, 150, 100); // Mantem a tela aberta até que uma tecla seja pressionada getch(); }
Executando o arquivo através do menu Execute > Run, teremos o seguinte resultado se tudo ocorreu bem:
Explorando um pouco a biblioteca podemos criar coisas interessantes, como o jogo Pong, com apenas algumas formas básicas e um pouco de lógica.
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