sábado, 17 de setembro de 2011

Dev C++ - Configurando o ambiente para utilização da BGI

A Borland Graphics Interface (BGI) é uma biblioteca para utilização de elementos gráficos no Dev-C++. Apesar de ser bem antiga a BGI ainda é muito utilizada em cursos de programação para introduzir conceitos sobre interfaces gráficas.

Neste post mostrarei como configurar o Dev-C++ para trabalhar com esta biblioteca e um exemplo do que pode ser realizado com ela.

Para instalação da biblioteca são necessários os seguintes arquivos: graphics.h e libbgi.a

Colocamos os arquivos graphics.h e libbgi.a, nas pastas Dev-Cpp\include e Dev-Cpp\lib respectivamente.

Para trabalhar com a biblioteca gráfica será necessário utilizar projetos, pois é através deles que poderemos informar ao Dev-C++ os parâmetros necessários para carregar a BGI. Para criarmos um novo projeto, acessamos o menu File > new Project.

Com o projeto criado, configuramos os parâmetros necessários. Para isso clicamos com o botão direito do mouse no projeto, selecionamos a opção Project Options e na aba Parameters adicionamos os parâmetros conforme a figura a seguir.


Feito isso o ambiente estará configurado e já podemos testá-lo. Criamos um novo arquivo no projeto, menu File > New > Source File e entramos com o seguinte código:
#include 
#include 

main()
{
    // Inicia a janela, definindo seu tamanho e título
    initwindow(800, 600, "Primeiro Programa Gráfico");
    
    // Desenha uma linha
    line(100, 100, 200, 200);
    // Desenha um circulo
    circle(150, 150, 100);
    
    // Mantem a tela aberta até que uma tecla seja pressionada
    getch();   
}

Executando o arquivo através do menu Execute > Run, teremos o seguinte resultado se tudo ocorreu bem:



Explorando um pouco a biblioteca podemos criar coisas interessantes, como o jogo Pong, com apenas algumas formas básicas e um pouco de lógica.


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