sábado, 11 de junho de 2011

Pong no XNA 4.0

Como exigência de uma das disciplinas que estamos cursando, tivemos que desenvolver um jogo, algo bem simples e que demonstrasse alguns conceitos de Interface Homem-Computador.

O jogo escolhido por minha dupla foi o antigo Pong, que escolhemos pela simplicidade e a facilidade que teríamos para desenvolvê-lo.

Podíamos escolher entre XNA e Flash para o desenvolvimento, ficamos com a primeira opção e o resultado foi bem interessante. :)


Tivemos uma semana para concluir o trabalho, buscamos por algumas referências a internet e encontramos o Space Ping Pong Match que gostamos bastante e nos serviu de “inspiração”.

Utilizamos software Paint.NET para desenhar os sprites. Para os efeitos de rastro na bola e o de colisão utilizamos a técnica de criação de partículas no XNA e a mecânica do jogo é bem simples, baseada apenas na detecção de colisões, verificação da posição da “bola” e contagem dos pontos.

Os comandos também são simples:
Tecla 'W' para mover a raquete da esquerda para cima;
Tecla 'S' para mover a raquete da esquerda para baixo;
Seta para cima para mover a raquete da direita para cima;
Seta para baixo para mover a raquete da direita para cima;
Tecla 'Enter' para fazer com que a bola volte a se mover após algum jogador marcar um ponto.

Abaixo os fontes e a instalação do jogo:
Pong Estelar





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