sábado, 13 de fevereiro de 2010

Compilar e Interpretar códigos Java com o Notepad++

Quem começa a aprender Java geralmente não inicia com uma IDE, usa-se o Bloco de Notas do Windows e a compilação e interpretação dos códigos é feita pelo terminal, o que acaba sendo uma tarefa meio chata, pois sempre é preciso digitar os mesmo comandos.

Neste post mostrarei uma maneira mais simples de compilar e interpretar os códigos com um Bloco de Notas mais "turbinado" que o convencional do Windows, mas que não traz muitas das facilidades de uma IDE.




Alterando a variável de ambiente Patch

Para que possamos utilizar o compilador Java pelo terminal em qualquer diretório, é necessário modificar uma variável de ambiente chamada patch, esta é responsável por guardar os caminhos dos executáveis de alguns programas para que estes possam ser chamados à partir de qualquer diretório.


Primeiro vamos identificar o caminho do executável do compilador Java, o javac, o caminho padrão é o seguinte: C:\Arquivos de Programas\Java\jdk_versão_do_JDK\bin

Com o caminho do diretório do compilador Java na área de transferência vamos adicioná-lo na variável de sistema patch. Para isso precisamos acessar as propriedades do computador, na aba Avançado encontraremos o botão Variáveis de Ambiente, na janela que surgir temos que encontrar a variável Patch e então clicar no botão Editar. No campo Valor da variável colocaremos um ponto-e-vírgula ao fim e colaremos o caminho do diretório do compilador Java.
 


Após isto basta dar um Ok na janela.

Agora iremos adicionar a variável CLASSPATH, é graças a ela que poderemos compilar códigos que utilizam mais de uma classe que esteja no mesmo diretório. Para criá-la basta, no painel de variáveis de usuário, clicarmos no botão Novo...  e preenchermos os campos como mostrado na imagem:

Após estes procedimentos já podemos compilar códigos java somente com o terminal estando em qualquer diretório.


Instalando o plugin necessário no NotePad++ (o bloco de notas turbinado)


O NOTEPAD++ pode ser baixado aqui.

Após a instalação do Notepad++ ainda é necessário adicionar um plugin a este programa, que pode ser encontrado aqui. Este plugin permite integrar um terminal ao Notepad++ e ainda a execução de pequenos scripts. O plugin deve ser colocado na pasta plugins dentro do diretório do Notepad++, que por padrão é: C:\Program Files\Notepad++\plugins

O plugin será inicializado junto com o programa, mostrando um novo botão, chamado Show Console Dialog que quando pressionado mostrará uma janela do terminal abaixo da área de digitação do Notepad++.


Criando os scripts necessários


Precisaremos de um script para compilação de código e outro para a interpretação para então transformarmos o Notepad++ em uma IDE bem simples de programação Java. Para surgir a janela onde serão escritos os scripts utilizamos a tecla F6.



Para o primeiro script utilizaremos apenas uma variável do Notepad++ responsável por armazenar o diretório completo do arquivo em uso, está é "$(FULL_CURRENT_PATH)". Então em commands utilizaremos o seguinte código:
javac "$(FULL_CURRENT_PATH)"

Que seria o mesmo que digitarmos em um terminal javac seguido do caminho completo para o arquivo .java. Após digitarmos o código podemos salvar estes script com um nome qualquer para que não seja necessário refaze-lo da próxima vez.
 

O segundo script será responsável por interpretar o bytecode gerado pelo compilador, neste utilizaremos as variáveis "$(CURRENT_DIRECTORY)" e "$(NAME_PART)", responsáveis respectivamente por armazenar o diretório do arquivo em uso e o nome deste sem a extensão. Este script ficaria assim:
cd "$(CURRENT_DIRECTORY)"
java "$(NAME_PART)"

O terminal entrará no diretório do arquivo com o comando cd e então com o comando java seguido do nome do arquivo interpretará o bytecode. É interessante salvar este script também.
  


Com os scripts prontos, teremos apenas que digitar nossos códigos, salva-los com a extensão .java, clicar sobre o botão  Show Console Dialog (caso este já não esteja clicado) para vermos o terminal abaixo do código e então teclarmos F6 e executar o script de compilação e interpretação respectivamente.




9 comentários:

  1. Caraca mano, procurei por todo lugar, ta de parabéns, fez a diferença mesmo! Obg por compartilhar! vlwz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal, fico feliz por ter ajudado alguém :)

      Excluir
    2. Putamerda, Obrigado Everton, estou fazendo faculdade e utilizo IDE's como netbeans, eclipse, monodeveloper e outras, mais estou pegando o hábito de fazer as coisas "na unha" para ganhar mais afinidade com as linguagens sendo assim gosto do notepad++ , já tinha tentado fazer diversas macros mais nenhuma deu certo! Obrigado mesmo.

      Excluir
    3. Pow muito bom cara !

      Excluir
  2. Muito boa a dica!

    Funcionou certinho, Muito Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  3. Cara, não consegui fazer quando aperto F6 não aparece nada, você pode me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      O post está meio desatualizado, o nome do plugin que você precisa é NppExec. Você pode instalar ele a partir do Plugin Manager no seu Notepad++, fica no menu Plugins >> Plugins Manager >> Show Plugins Manager. Procure o NppExec na lista, marque ele e instale, então o F6 já deve funcionar.

      Excluir
  4. Sabe se tem como abrir numa janela externa o programa compilado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você consegue desacoplar a janela que está executando o programa clicando no título dela e movendo para fora do notepad++.

      Excluir