sábado, 28 de novembro de 2009

Ubuntu 9.10 - Novos recursos úteis

Uma das distribuições Linux mais conhecida lançou recentemente sua nova versão, venho a partir deste post apresentar algumas mudanças que façam valer a pena o upgrade de uma versão anterior para esta atual.

Logo de cara percebemos o novo slash, na minha opção não ficou muito legal, gostava mais do outro, mas este dá um ar mais moderno ao sistema.




Na tela de login temos um novo tema, nada de extraordinário, porém muito bonito.




Depois de logado, podemos notar algumas mudanças no tema principal, ficou mais escuro lembrando uma versão mais antiga do sistema. Podemos notar ainda a presença de um novo pacote de ícones.




Quanto aos recursos que realmente são úteis ao usuário pude notar dois, são eles:

O Ubuntu Software Center, uma versão melhorada do antigo Adicionar/Remover Programas. Pessoalmente gostei muito desta mudança, pois tornou mais rápida a busca por programas, apensar do utilitário parecer mais simples, não é menos eficiente que o anterior.





O segundo utilitário que notei nesta versão, é o de formação de unidades removíveis, este sim é extremamente útil, agora é possível formatar uma pendrive facilmente como se estivesse utilizando alguma versão do Windows, basta um clique com o botão esquerdo do mouse sobre o ícone do dispositivo na área de trabalho e escolher a opção Format... então é possível escolher o tipo de sistema de arquivos e um nome para o dispositivo.





Por fim outra alteração que considerei importante está no desempenho do flash player no navegador Mozilla Firefox, agora podemos assistir vídeos em flash com tela cheia, sem problemas de travamentos que ocorriam nas versões anteriores.

Quanto a velocidade de inicialização do sistema não consegui notar nenhuma diferença entre esta nova versão e a anterior, mas já no desligamento, esta é surpreendentemente mais rápida, desligando o sistema em cerca de 3 segundos após a confirmação.

Não citei nada sobre o Ubuntu One, pois na versão anterior já era possível integrá-lo ao sistema. Há muitas outras alterações que ainda não notei, neste post apontei somente as que considerei “mais úteis”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário